Queremos compreender suas necessidades, inovar no atendimento e cuidar de seu filho com todo carinho e profissionalismo.
Ciência consagrada para crianças com autismo! ABA (Applied Behavior Analysis, ou em português, Análise do Comportamento Aplicado) é a ciência reconhecida como alicerce mais sólido para intervenções comportamentais e de neurodesenvolvimento, envolvendo uma análise detalhada do comportamento, uma identificação de padrões e aplicação de estratégias específicas para promover mudanças e experiências no comportamento humano, destacando-se de forma incontestável por suas inúmeras validações científicas do tratamento.
É uma abordagem que busca um entendimento integral dos fenômenos para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança, ajudando a melhorar a consciência corporal, a estabilidade postural, o fortalecimento muscular e a coordenação motora.
Este método é uma Terapia Neuromotora utilizada no tratamento de doenças neuromusculares. Ele tem como base a compreensão da neuroplasticidade do sistema nervoso central e sua capacidade de se reorganizar e se adaptar em resposta ao treinamento e estimulação adequada, ajudando-os a alcançar um maior grau de controle sobre os movimentos e habilidades motoras, considerando a interação entre os sistemas sensoriais, motores e cognitivos.
É uma abordagem que busca a intercomunicação entre diversas disciplinas para tratamento integrado de crianças. Ao contrário da abordagem multidisciplinar, a transdisciplinariedade não delimita fronteiras entre disciplinas, buscando soluções globais para os déficits da criança. É um protocolo intensivo, com 20 a 40 horas semanais, e segue os princípios das Práticas Baseadas em Evidências (PBE), com recomendação da ABPMC, para promover a estimulação de todos os âmbitos desenvolvimentais da criança.
Neste protocolo, apesar de manter suas áreas de atuação separadas, a intercomunicação e a colaboração entre os membros da equipe são cruciais para garantir que o paciente obtenha um tratamento técnico, eficaz e personalizado. Esse protocolo é fundamentado nos princípios das Práticas Baseadas em Evidências (PBE) e da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É especialmente recomendado para crianças que já possuem um repertório global de desenvolvimento, mas que apresentam lacunas específicas em suas habilidades.
O tratamento de integração sensorial é uma abordagem terapêutica que visa ajudar indivíduos a processar e responder adequadamente aos estímulos sensoriais do ambiente. Envolve a criação de atividades específicas e estruturadas para ajudar a melhorar a integração das informações sensoriais, como tato, audição, visão e movimento, de modo a promover um funcionamento mais eficiente e equilibrado. Este tratamento é frequentemente usado à crianças que apresentem alteração no processamento sensorial ou outras condições relacionadas.